Salada Light com Iogurte e Frutas

As saladas são preparos culinários compostos por vários alimentos diferentes. Geralmente com cores contrastantes para aguçar o paladar e incentivar a pessoa a "comer com os olhos".

A palavra salada tem origem do latim - sal, hoje no entanto, há uma busca para redução do sódio, seu consumo excessivo acarreta em uma série de problemas, principalmente em hipertensos.

Na França e nos restaurantes dos Estados Unidos a salada é servida sempre como entrada, já em Portugal, a salada de alface é servida como um acompanhamento do prato principal, enquanto que o primeiro prato é muitas vezes a sopa;

Temos os casos extremos em países africanos, onde as pessoas pobres das cidades comem apenas a salada como a refeição principal do dia.

A salada tornou-se tão importante que existem restaurantes que servem exclusivamente saladas.

Ressaltamos a importância de uma dieta balanceada contendo elementos de todos os grupos da pirâmide alimentar:

Cereais, raízes e tubérculos;
Verduras e Legumes;
Frutas;
Leites e derivados;
Leguminosas;
Óleos e Gorduras
Açúcares e Doces.

Antes de iniciar uma dieta alimentar, procure sempre um especialista, para que ele elabore uma dieta contendo os alimentos de acordo com as suas necessidades específicas.

Receita de Salada Light com Iogurte e Frutas

Ingredientes:
Alface
Rúcula
Agrião
Almeirão
Melão em cubos
Abacaxi em cubos
Morangos partidos ao meio

Molho:
Iogurte desnatado
Cebolinha verde picadinha
Salsinha verde picadinha

Preparo:
Decore com as folhas por baixo e disponha as frutas por cima, o molho pode ser colocado gradualmente no prato à medida que forem se servindo.

O sal deve ser salpicado no final no prato à gosto, lembramos que o consumo deste, deve ser reduzido, e nessa receita é dispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário